sexta-feira, 22 de agosto de 2014

PASTORES INFIÉIS LEVAM AS SUAS OVELHAS AO FRACASSO

“E veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo: Filho do homem, profetiza contra os pastores de Israel; profetiza, e dize aos pastores: Assim diz o Senhor DEUS: Ai dos pastores de Israel que se apascentam a si mesmos! Não devem os pastores apascentar as ovelhas?” Ezequiel 34:1-2
O que diremos a respeito destas coisas, vemos o Senhor Deus determinando ao profeta Ezequiel que profetize contra os falsos pastores daquela época. Pastores estes que deveriam estar cuidando das ovelhas da casa de Israel e não o estavam fazendo, ou se o estavam o faziam muito mal, de uma maneira relapsa, não zelosa. Estavam mais preocupados consigo mesmos do que com o rebanho colocado aos seus cuidados. Não cuidavam das ovelhas doentes, das fracas, das machucadas, não iam atrás das que se perdiam, mas queriam e exerciam uma postura firme na condução do rebanho. Traziam-no, no estreito, ameaçando com a vara e o cajado e pior, Deus os acusa de comerem a gordura das ovelhas matando as mais gordas para isto e para se vestirem com sua lã. Não estavam apascentando, mas espalhando as ovelhas, deixando-as nas mãos das feras, por não haver pastor confiável que as conduzisse.
Mas e nos nossos dias, como estão tratando as ovelhas da casa do Senhor Deus? Será que estão dispensando um tratamento diferente nos dias de hoje? Será que as ovelhas estão seguras, sendo tratadas, curadas, fortalecidas, buscadas quando se perdem? De maneira nenhuma, ainda continuam a comerem a gordura, a carne e a se vestirem com a lã das cevadas, se preocupam com seus umbigos e não estão nem ai para as necessidades das ovelhas. Hoje querem ter grandes templos, bons carros, contas bancárias abastecidas, cartões de crédito de todas as bandeiras e até internacional, viajar só de avião, conhecer o mundo inteiro, usar as melhores roupas, ter programas em televisões, serem donos de canais de televisão, de empresas.
Na realidade já transformaram a igreja em empresa e em alguns casos empresa familiar tipo aquela que passa de pai para filho, estas ainda vivem na dispensação dos sacerdotes segundo a ordem Araônica e não na Melquesedeque da qual provêm o sacerdócio de Jesus.
Já não pregam mais a verdade da palavra de Deus, distorcem os versículos ao seu favor, já não cumprem mais o papel social da igreja que é cuidar das viúvas, órfãos e desamparados. Arrebatam verdadeiras fortunas cobrando dízimos, ofertas e contribuições. A igreja de Cristo hoje é uma igreja pedinte, para não dizer mendicante.
Todos os programas de televisão foram criados com a finalidade de evangelizar, mas na realidade negociam a palavra de Deus. Usam versículos que se fossem bem interpretados pelos ouvintes os colocariam em cheque.
“Ora, aquele que dá a semente ao que semeia, também vos dê pão para comer, e multiplique a vossa sementeira, e aumente os frutos da vossa justiça;” 2 Coríntios
Este é um dos versículos mais usados. Mas se aquele que me dá a semente deve me dar o pão para comer, por que esta máxima somente é usada para as ovelhas? Por que quando um pastor recebe de Deus uma missão de iniciar um programa de televisão, por exemplo, Ele, Deus, não provê a manutenção deste programa? Desta forma é fácil, eu quero ter um programa na televisão e começo a pedir ajuda para todo mundo a fim de manter este programa. Cadê a minha fé? Se Deus é poderoso o suficiente para prover o sustento para minha vida devo confiar que Ele também proverá meios para que eu pague o programa de televisão. E eu mais do que ninguém posso dizer isto. No início dos anos 2000 iniciei um programa de rádio na cidade onde morava em nome da igreja à qual frequentava e o sustentei até o ultimo dia. Deus sempre preparou os meios para pagara a emissora, patrocinadores “empresas” não fiéis da igreja, promoções, brindes e até de meu salário eu tirava para pagar o programa. Comecei com uma hora aos domingos, depois consegui mais duas horas nas segundas-feiras. Para prover os meios, Deus não irá tirar das ovelhas para sustentar meus luxos e devaneios.
 No inicio de minha caminhada cristã ouvia testemunho de pessoas que estavam para serem despejadas e do nada aparecia alguém e doava uma casa para esta pessoa, outras que possuíam um terreno, mas não tinham condições de construir e de repente aparecia material de construção na frente de seu terreno com nota fiscal e tudo em seu nome e elas construíam suas casas. Sem contar nas que diziam que aparecia dinheiro em suas contas sem explicação e quando iam falar com o gerente do banco e faziam uma consulta e tudo estava legal, outras tantas que tiveram suas contas saudadas, pagas e não sabiam por quem. Quantos testemunhos de irmãos que não tinham carro e que almejavam realizar a obra do Senhor e que por não terem um veículo se viam impossibilitados de tal coisa e de repente alguém chegava e lhe entregava um carro em seu nome. E por ai vai.
Pessoas que não tinham o que comer e quando viam parava um caminhão de entrega de supermercado em sua porta para entregar uma compra imensa. Se Deus faz isto por estas pessoas não vai fazer o mesmo por um pastor que esta realizando a sua ordenança de comprar um horário na televisão para levar a sua palavra a lares que necessitam de ouvir falar do amor de Cristo.
E qual é a participação deste pastor? O que ele tira do bolso dele para pagar este programa? É a ovelha que tem que arcar com toda a conta? E ai eu vou para outro versículo usado por estes exploradores da fé:
“E digo isto: Que o que semeia pouco, pouco também ceifará; e o que semeia em abundância, em abundância ceifará.”2 Coríntios 9:6
Aqui começa o que eu chamo de terrorismo cristão. Para mim existem lideres evangélicos que fazem parte da Al qaeda, são verdadeiros terroristas. Dizem que quem não contribuir ou não dizimar na casa de Deus não prosperará. E que a sua prosperidade será de acordo com o tamanho da sua oferta. Deu pouco recebe pouco, deu muito recebe muito.
Mas por que isto somente serve para as ovelhas e não para os pastores? Pergunto-me. Qual é a contribuição que eles fazem? Qual é o tamanho desta contribuição? Deve ser imensa, a maior de todos os contribuintes. Sim, pois o maior salário da igreja é o deles, pastores. O melhor carro dentre os que possuem carro é o deles, e sem gasto nenhum.
Todos os gastos relativos ao veículo é a igreja quem banca, o aluguel da casa do pastor as contas de água, luz, telefone, tv por assinatura, a compra do mês é a igreja quem paga. Suas viagens, INSS, quando não um plano privado de aposentadoria, seguro de vida, plano de saúde, odontológico, funerário e tudo extensivo à família. Enquanto isto muitos, se não todos os membros da igreja possuem o convênio com o SUS. Sem falar nas roupas, salão de beleza, passeios, jantares. Luxo que as ovelhas não podem usufruir.
É por isto que eu digo baseado nas pregações que eles fazem do versículo acima, eles devem ser os que mais contribuem os que mais semeiam, pois a colheita deles é sem duvidas abundante. E ai do irmão que ficar em dizimar. Não tem oportunidade, não participa da ceia do Senhor, fica proibido de participar das atividades da igreja. Tem que deixar a família passar fome, a luz e a água serem cortadas, ficar sem gás, sem comprar roupas, sapatos, mas não pode deixar de devolver o dízimo na casa do Senhor. Que Deus é este que estão pregando? Que se alegra em ver suas ovelhas padecendo de necessidades em prol de engordar os pastores.
Não, o Deus de Ezequiel 34 é completamente o oposto deste que estão pregando por ai. É um Deus zeloso, cuidadoso para com as suas ovelhas, é um Deus justo. É o Deus dos ensinamentos de Paulo.
No demais, irmãos, rogai por nós, para que a palavra do Senhor tenha livre curso e seja glorificada, como também o é entre vós; E para que sejamos livres de homens dissolutos e maus; porque a fé não é de todos. Mas fiel é o Senhor, que vos confirmará, e guardará do maligno. E confiamos quanto a vós no Senhor, que não só fazeis como fareis o que vos mandamos. Ora o Senhor encaminhe os vossos corações no amor de Deus, e na paciência de Cristo. Mandamo-vos, porém, irmãos, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que vos aparteis de todo o irmão que anda desordenadamente, e não segundo a tradição que de nós recebeu. Porque vós mesmos sabeis como convém imitar-nos, pois que não nos houvemos desordenadamente entre vós, Nem de graça comemos o pão de homem algum, mas com trabalho e fadiga, trabalhando noite e dia, para não sermos pesados a nenhum de vós. Não porque não tivéssemos autoridade, mas para vos dar em nós mesmos exemplo, para nos imitardes. Porque, quando ainda estávamos convosco, vos mandamos isto, que, se alguém não quiser trabalhar, não coma também. Porquanto ouvimos que alguns entre vós andam desordenadamente, não trabalhando, antes fazendo coisas vãs. A esses tais, porém, mandamos, e exortamos por nosso Senhor Jesus Cristo, que, trabalhando com sossego, comam o seu próprio pão. E vós, irmãos, não vos canseis de fazer o bem. Mas, se alguém não obedecer à nossa palavra por esta carta, notai o tal, e não vos mistureis com ele, para que se envergonhe. Todavia não o tenhais como inimigo, mas admoestai-o como irmão. Ora, o mesmo Senhor da paz vos dê sempre paz de toda a maneira. O Senhor seja com todos vós. Saudação da minha própria mão, de mim, Paulo, que é o sinal em todas as epístolas; assim escrevo. A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja com todos vós. Amém. 2 Tessalonicenses 3:1-18
Que maravilha irmãos, quanta sabedoria e graça o Apostolo Paulo nos ensina neste capítulo de 2 Tessalonicenses, mas infelizmente aqui estes mercenários do evangelho também tem distorcido as verdade bíblicas. Aqui a retorica é a de que Paulo ao se referir ao “trabalho” eles está falando da “pregação do evangelho”. Mas raciocine comigo queridos, se Paulo esta admoestando os que não querem trabalhar e este “não trabalhar” vamos entender como “não pregar o evangelho”. Que vantagem o sujeito estaria levando? Se ele para pregar o evangelho teria salário, casa, comida, viagem custeada pelos irmãos, estadia aonde chegasse de graça. Vocês acham que eles iriam querer deixar esta mamata para terem que pegar no pesado e suarem para obter seus sustentos? Vocês acham que eles iriam querer que Paulo os viesse visitar para tirar-lhes tudo isto? Não queridos, na realidade Paulo esta se referindo ao trabalhar mesmo, o que estava acontecendo era justamente o contrário. Muitos a quem fora confiado o evangelho agora estavam querendo viver à custa dos irmãos. Diziam-se representantes de Cristo e emissários do reino dos céus e queriam viver da pregação deste evangelho. Queriam que os irmãos dessem de comer a eles, não queriam ir à busca do pão, mas que o pão viesse até eles. Eram a continuação dos falsos pastores de Ezequiel 34, e Paulo toma justamente a atitude que Deus pedirá ao profeta, ele, Paulo começa a admoestar ao povo que não aceitasse este tipo de comportamento.
Veja que Deus determina a Ezequiel que admoeste aos pastores e Paulo faz o contrário, vai e admoesta as ovelhas. Ensinando-as a se defender deste tipo de gente. Justamente o que deveria estar sendo feito hoje pelas igrejas, e é justamente o que não esta ocorrendo. Os falsos pastores estão novamente esfolando suas ovelhas, tirando o máximo que podem, e às vezes este máximo é tudo, e depois jogam as ovelhas aos lobos para serem devoradas ou para morrerem a beira do caminho. 
Por que não ensinam a verdade sobre Malaquias, a verdade de que Deus esta repreendendo os Sacerdotes e não ao povo quando ele diz que esta sendo roubado. Não é o povo quem esta sendo infiel nos dízimos, mas sim os Sacerdotes. Tanto os Levitas quanto os Sacerdotes filhos de Aarão e que serviam no lugar Santo dos Santos. O profeta Malaquias argumenta em seu livro a respeito da apostasia da fé e da crença do povo recém saído do cativeiro Babilônico que passara a desobedecer a Iahvéh, fosse qual fosse o motivo para esta rebeldia, mas ele não só inclui  como dedica mais da metade de seu livro ou para ser exato 35 versículos para expor a infidelidade e o pecado do sacerdotes que não estavam ofertando o melhor para Deus. Cada qual retinha para si a melhor parte ao invés de oferta-la a Deus. E sabem quem estava pagando por isto? O povo, que por sua vez murmurava contra Deus dizendo não ser proveitoso adorar e cumprir os ditames dele, Deus e cada vez mais se afastavam da presença Dele.
Então quem estava roubando na realidade eram os Sacerdotes, e isto está claro no livro “Com maldição sois amaldiçoados, porque a mim me roubais, sim, toda esta nação.”cap. 3 vs. 9.
Vejam que quando o autor coloca a palavra “sim” entre vírgulas ele esta querendo demonstrar que os Sacerdotes do templo estavam roubando de Deus toda a nação e este era o motivo de Israel estar sendo amaldiçoada.
Então vejam como as coisas mudam de figura. Já não é mais o povo quem esta roubando e sim os Sacerdotes, porém o povo é amaldiçoado por isto. No vs 10b “[...]diz o Senhor dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes. Malaquias 3:10, quando Deus faz esta promessa é também para os Sacerdotes pois a parte que cabe ao povo está no vs 11 “E por causa de vós repreenderei o devorador, e ele não destruirá os frutos da vossa terra; e a vossa vide no campo não será estéril, diz o Senhor dos Exércitos.” Malaquias 3:11.
Repreendendo os inimigos que assolavam todo o Israel, automaticamente o povo voltaria a dizimar coisas boas, pois o povo temia a Deus, e quanto à vinha que é mencionada, é porque os sacerdotes cultivavam vinhas para produção do vinho que também estavam sendo devastadas pelos opressores do povo não frutificando. Então o problema mais uma vez não está no povo, mas sim nos Sacerdotes, nos pastores.
Se muitas ovelhas estão sobre maldição não é por erro delas, mas por culpas dos seus pastores. Mas eu louvo a Deus por sua Palavra inefável e inerrante. Ele garante a Ezequiel que Ele mesmo, Deus, virá em socorro de suas ovelhas, que Ele as resgatara e cuidara delas e será seu Pastor.
“Porque assim diz o Senhor DEUS: Eis que eu, eu mesmo, procurarei pelas minhas ovelhas, e as buscarei. Como o pastor busca o seu rebanho, no dia em que está no meio das suas ovelhas dispersas, assim buscarei as minhas ovelhas; e livrá-las-ei de todos os lugares por onde andam espalhadas, no dia nublado e de escuridão. E tirá-las-ei dos povos, e as congregarei dos países, e as trarei à sua própria terra, e as apascentarei nos montes de Israel, junto aos rios, e em todas as habitações da terra. Em bons pastos as apascentarei, e nos altos montes de Israel será o seu aprisco; ali se deitarão num bom redil, e pastarão em pastos gordos nos montes de Israel. Eu mesmo apascentarei as minhas ovelhas, e eu as farei repousar, diz o Senhor DEUS. A perdida buscarei, e a desgarrada tornarei a trazer, e a quebrada ligarei, e a enferma fortalecerei; mas a gorda e a forte destruirei; apascentá-las-ei com juízo. E quanto a vós, ó ovelhas minhas, assim diz o Senhor DEUS: Eis que eu julgarei entre ovelhas e ovelhas, entre carneiros e bodes. Acaso não vos basta pastar os bons pastos, senão que pisais o resto de vossos pastos aos vossos pés? E não vos basta beber as águas claras, senão que sujais o resto com os vossos pés? E quanto às minhas ovelhas elas pastarão o que haveis pisado com os vossos pés, e beberão o que haveis sujado com os vossos pés. Por isso o Senhor DEUS assim lhes diz: Eis que eu, eu mesmo, julgarei entre a ovelha gorda e a ovelha magra. Porquanto com o lado e com o ombro dais empurrões, e com os vossos chifres escorneais todas as fracas, até que as espalhais para fora. Portanto livrarei as minhas ovelhas, para que não sirvam mais de rapina, e julgarei entre ovelhas e ovelhas. E suscitarei sobre elas um só pastor, e ele as apascentará; o meu servo Davi é que as apascentará; ele lhes servirá de pastor. E eu, o Senhor, lhes serei por Deus, e o meu servo Davi será príncipe no meio delas; eu, o Senhor, o disse. E farei com elas uma aliança de paz, e acabarei com as feras da terra, e habitarão em segurança no deserto, e dormirão nos bosques. E delas e dos lugares ao redor do meu outeiro, farei uma bênção; e farei descer a chuva a seu tempo; chuvas de bênção serão. E as árvores do campo darão o seu fruto, e a terra dará a sua novidade, e estarão seguras na sua terra; e saberão que eu sou o Senhor, quando eu quebrar as ataduras do seu jugo e as livrar da mão dos que se serviam delas. E não servirão mais de rapina aos gentios, as feras da terra nunca mais as devorarão; e habitarão seguramente, e ninguém haverá que as espante. E lhes levantarei uma plantação de renome, e nunca mais serão consumidas pela fome na terra, nem mais levarão sobre si o opróbrio dos gentios. Saberão, porém, que eu, o SENHOR seu Deus, estou com elas, e que elas são o meu povo, a casa de Israel, diz o Senhor DEUS. Vós, pois, ó ovelhas minhas, ovelhas do meu pasto; homens sois; porém eu sou o vosso Deus, diz o Senhor DEUS.” Ezequiel 34:11-31

Graças te dou ó Pai porque revelaste isto ao teu servo, te louvo, pois tens me usado para alertar a sua Igreja e suas ovelhas, por não me deixar confundido e por sempre me orientar nos teus caminhos e na tua palavra. Peço-te ó meu Deus e Senhor, que os que vierem a ler entendam e passem viver na sua dependência e não na do homem. Que esta mensagem sirva para desprender, libertar os que ainda estão se deixando escravizar. Pai abençoe a todos os leitores, se concordarem ou não, o importante é que o que o Senhor meu Deus, pôs em minhas mãos esta feito. Louvo-te mais uma vez por tu Santidade e poderio. Por seu amor e graça. E que suas misericórdias sejam uma realidade em nossas vidas todos os dias. Amém

IGREJA PENTECOSTAL MISTÉRIO DE DEUS
MINISTÉRIO DE EVANGELISMO E MISSÕES NOVAS DE PAZ

EV. ANDRÉ LUIZ COUTINHO

2 comentários:

  1. IDE E ABRI UMA EMISSORA DE TV PARA PREGAR O EVANGELHO, certamente que não, o dever do pastor é ensinar as ovelhas a pregar o evangelho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graça e Paz amado!
      Com certeza o que presenciamos hoje em dia nos púlpitos de algumas igrejas não é a pregação do evangelho ensinado por Jesus. Hoje se tornou mais fácil maquiar a pregação e dizer o que a platéia quer ouvir, pois na hora em que se colocar a mão na carteira deles eles não reclamarão. O difícil é você dizer que uma pessoa está indo para o inferno por suas ações, por sua falta de moral e por ai vai, não se terá o retorno esperado. O evangelho dos tempos atuais está se preocupando em encher os cofres ou as contas bancárias e não o céu. Regredimos a época de Martinho Lutero, a religião se tornou novamente um comércio e as igrejas são mercearias com suas prateleiras repletas de mercadorias em oferta. Na realidade Jesus não morreu para que eu ande em uma BMW, para que eu tenha bens, mansões, conta bancária repleta. "Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom." Mateus 6:24. Infelizmente por não poder servir a dois senhores muitas igrejas escolheram um lado, escolheram Mamom. Fique em paz irmão, Deus não mudou, Jesus escolheu morrer pela humanidade e não se arrependeu. Somos nós que temos que nos arrependermos de nossos pecados e crer para sermos salvos. Graça e Paz.

      Excluir

QUANDO MUDAR UM PARADIGMA PODE SER A DIFERENÇA ENTRE A VIDA E A MORTE!

2CO. 6:14: NÃO VOS PONHAIS EM JUGO DESIGUAL COM INCRÉDULOS; PORQUANTO QUE SOCIEDADE PODE HAVER ENTRE A JUSTIÇA E A INIQUIDADE? OU QUE COMUNH...