segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

"DO BARRO AO VASO MOLDADO PELO OLEIRO"




Ev. Andre Luiz Coutinho
“Ministério de Evangelismo e Missões Novas de Paz”

É certo que da lama não se pode moldar um vaso, pois a lama é fétida, contaminada, não tem consistência e ainda a lama transmite doenças, parasitas, em fim lama não serve para se fazer vaso. Mas alguns materiais são largamente utilizados para este fim, metal, pele de animais, pedra, vidro, madeira, gesso e o barro.
O Barro: Em seu estado bruto, não serve para manuseio, na roda de oleiro. Ele precisa passar por todo um processo e se tornar elástico para modelagem: O barro é colhido, peneirado,  acrescenta-se água, deixa de molho (para tirar as impurezas) é pisado para que as bolhas de ar sejam todas retiradas (enfraquecem o vaso na hora de passar pelo forno) ganha liga, elasticidade e posto roda do oleiro para ser moldado depois é levado para secagem e enfim no forno, o barro se torna mais resistente.
Deus conduz o profeta a visitar uma olaria e observar o trabalho de um oleiro. A visão do profeta serviria de mensagem para toda nação de Israel: “Deus, O Oleiro, Israel, o barro, a roda do oleiro, o tempo. A voz de Deus foi audível naquele lugar. O trabalho dos oleiros, na confecção de vasos de barro, nunca mudou. É o mesmo, através dos séculos. A mensagem, portanto, a ser transmitida, permanece. O que Deus, nos fala através dessa metáfora?
Vaso:
1)       Objeto próprio para conter líquidos (1Sm 10.1; Et 1.7)
2)       Figuradamente: a) Pessoa física (1Pe 3.7)
                           b) Pessoa que recebe o castigo de Deus (Rm 9.22)
                           c) Pessoa que recebe a misericórdia de Deus (Rm 9.23
                           d) Pessoa como instrumento de Deus (Rm 9.21; 2Co 4.7)
Os hebreus tinham muitas formas deste objeto. Além do simples vaso de barro ou de metal, havia a panela para cozer carne (Êx 16.3). outras vezes trata-se de uma grande bacia, também empregada para lavar (Sl 60.8). outra palavra traduzida por vaso, era o "cheres", que se usava para cozer qualquer coisa em fogo lento (Ez 4.9). o "dud" era outro utensílio de cozinha. o "saph" (Êx 12.22) era empregado para encerrar o sangue com que eram aspergidas as ombreiras das portas. o "kiyyor" (Êx 30.18) era uma pia de lavar. Mas tanto o kiyyor como o saph eram termos com que se designavam os vasos usados no ritual religioso.
Ainda que a olaria seja uma das mais antigas de todas as indústrias, não é, contudo, fácil vê-la mencionada entre os hebreus até aos tempos de Saul e de Davi (2 Sm 17.28 - 1 Cr 4.23). Nas primitivas fases da sua vida nômade eram poucas as necessidades dos israelitas, devendo ser muito simples os utensílios de barro, visto como os diversos animais, que eles matavam, lhes davam peles com que fabricavam vasos para água, mel e vinho. Os profetas, porém, referem-se muitas vezes ao oleiro e à sua arte (is 29.16 - 30.14 - 41.25 - 64.8 - Jr 18.2 a 6 - 19.1 a 11).
O Vaso: Do barro fomos criados (Gn 2:7) e ao barro tornaremos (Ec 12:7). Como o barro, fomos chamados para o objetivo de sermos levados "a casa do Oleiro".
Um digno destino, para uma escória pecadora e profana, jogados e largados a margem de uma sociedade adultera e promiscua somos levados até a olaria de Deus.  Ali seremos transformados, moldados, refeitos quantas vezes o Senhor quiser. Algumas porções de barro, se tornam, "vasos de honra" (II Tm 2:21). Carregam tesouros (IICor 4:7). Outras, vasos de desonra (Rm 9:21): Passaram pelo Oleiro, porém, estão a carregar coisas impuras, ilícitas, produtos de roubo, morte e destruição, ganância.  Ainda existe, outra porção com um cruel destino,  de ser quebrado. "...Deste modo quebrarei eu a este povo, e a esta cidade, como se quebra o vaso do oleiro, que não pode mais refazer-se..." Jr 19: 11. A quebra do vaso, pelas mãos de Jeremias, tinha o propósito de alertar as pessoas de seus graves pecados. Simbolizava julgamento. Israel passara de vaso de honra, para desonra e por fim seria destruída. A utilidade (ou inutilidade) do vaso define sua longevidade. Que tipo de vaso, estamos sendo? O ser humano, pecador, cheio de impurezas, barro, no estado bruto, chega a "Olaria" para ser trabalhado. Somos escolhidos (At 9:15), purificados (Jo 17:17), provados (Sl 11:5) e aprovados (IITm 2:15).

Vasos selados!
Todavia o fundamento de Deus fica firme, tendo este selo: O Senhor conhece os que são seus, e qualquer que profere o nome de Cristo aparte-se da iniquidade.
Ora, numa grande casa não somente há vasos de ouro e de prata, mas também de pau e de barro; uns para honra, outros, porém, para desonra.
2 Timóteo 2:19-20
Vasos de honra!
E o SENHOR apareceu de noite a Salomão, e disse-lhe: Ouvi a tua oração, e escolhi para mim este lugar para casa de sacrifício.
Se eu fechar os céus, e não houver chuva; ou se ordenar aos gafanhotos que consumam a terra; ou se enviar a peste entre o meu povo; E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra. Agora estarão abertos os meus olhos e atentos os meus ouvidos à oração deste lugar. Porque agora escolhi e santifiquei esta casa, para que o meu nome esteja nela perpetuamente; e nela estarão fixos os meus olhos e o meu coração todos os dias. E, quanto a ti, se andares diante de mim, como andou Davi teu pai, e fizeres conforme a tudo o que te ordenei, e guardares os meus estatutos e os meus juízos, Também confirmarei o trono do teu reino, conforme a aliança que fiz com Davi, teu pai, dizendo: Não te faltará sucessor que domine em Israel.
Vasos de desonra!
Porém se vós vos desviardes, e deixardes os meus estatutos, e os meus mandamentos, que vos tenho proposto, e fordes, e servirdes a outros deuses, e vos prostrardes a eles,
Então os arrancarei da minha terra que lhes dei, e lançarei da minha presença esta casa que consagrei ao meu nome, e farei com que seja por provérbio e motejo entre todos os povos. E desta casa, que é tão exaltada, qualquer que passar por ela se espantará e dirá: Por que fez o SENHOR assim com esta terra e com esta casa? E dirão: Porque deixaram ao SENHOR Deus de seus pais, que os tirou da terra do Egito, e se deram a outros deuses, e se prostraram a eles, e os serviram; por isso ele trouxe sobre eles todo este mal. 
2 Crônicas 7:12-22
Vasos cheios!
E uma mulher, das mulheres dos filhos dos profetas, clamou a Eliseu, dizendo: Meu marido, teu servo, morreu; e tu sabes que o teu servo temia ao SENHOR; e veio o credor, para levar os meus dois filhos para serem servos. E Eliseu lhe disse: Que te hei de fazer?
Dize-me que é o que tens em casa. E ela disse: Tua serva não tem nada em casa, senão uma botija de azeite. Então disse ele: Vai, pede emprestada, de todos os teus vizinhos, vasilhas vazias, não poucas.
Então entra, e fecha a porta sobre ti, e sobre teus filhos, e deita o azeite em todas aquelas vasilhas, e põe à parte a que estiver cheia. Partiu, pois, dele, e fechou a porta sobre si e sobre seus filhos; e eles lhe traziam as vasilhas, e ela as enchia. E sucedeu que, cheias que foram as vasilhas, disse a seu filho: Traze-me ainda uma vasilha. Porém ele lhe disse: Não há mais vasilha alguma. Então o azeite parou.
Então veio ela, e o fez saber ao homem de Deus; e disse ele: Vai, vende o azeite, e paga a tua dívida; e tu e teus filhos vivei do resto. 2 Reis 4:1-7 
O Oleiro: Com destreza e paciência, molda o barro, que, na roda de oleiro, é totalmente dependente D’Ele, deixa-se moldar. Se, ao tomar forma de vaso, o barro, se despedaçar, O Oleiro, torna a juntar a massa e faz outro vaso, ainda melhor. Ele não abandona o vaso, despedaçado em suas mãos.
Deus, anseia que entremos na sua olaria, no Seu Reino. Só assim o barro ganha forma. Um material, pobre e fácil, tornado excelente. “Temos, porém, esse tesouro em vasos de barro para que a excelência do conhecimento seja de Deus e não de nós” II Cor 4:7. Um paradoxo: Seres humanos, frágeis, tornando-se instrumentos nas mãos de Deus. E nesse processo, Ele perdoa, a todo que se fizer servo. Ele revigora as forças do abatido, animando-o a prosseguir. Como o vaso, que quebra na roda de moldar e recebe nova vida. Que Deus em Cristo, nos faça recordar, sempre, que éramos barro, destinados à perdição: Arrastados pela água, ressecados pelo sol, levados pelo vento. O Oleiro nos recolheu. Entregues em suas mãos, nos tornamos vasos. Moldados para o serviço.

QUANDO MUDAR UM PARADIGMA PODE SER A DIFERENÇA ENTRE A VIDA E A MORTE!

2CO. 6:14: NÃO VOS PONHAIS EM JUGO DESIGUAL COM INCRÉDULOS; PORQUANTO QUE SOCIEDADE PODE HAVER ENTRE A JUSTIÇA E A INIQUIDADE? OU QUE COMUNH...