segunda-feira, 9 de março de 2015

UMA IGREJA DE FAZ DE CONTA - VIVENDO DAS APARÊNCIAS

Vivemos em plena cultura da aparência: O contrato de casamento importa mais que o amor, o funeral mais que o morto, a roupa mais do que o corpo e a missa mais do que Deus” Eduardo Galeano, jornalista e escritor uruguaio.
Nunca foi tão difícil enfrentar uma crise no meio cristão como a que esta ocorrendo em nossos dias. Parece que as pessoas tentam se esconder atrás de suas mascaras. Isso mesmo, nossos cultos se transformaram em verdadeiros bailes a fantasias, onde cada um ao chegar vem travestido de suas aparências que julgam ser o bem maior que eles (pensam possuir) possuem. Mas poderíamos ser mais felizes e alegres em nossa vida se não vivêssemos de aparências.
Hoje todos os seguimentos da sociedade organizada ou não usam uma mascara, os relacionamentos sociais, familiares, profissionais religiosos são de faz de conta. Nada é levado a sério, o verdadeiro amor, a verdadeira amizade, o verdadeiro profissionalismo e verdadeira crença deixaram a muito de ser levado a sério. As pessoas já não se reconhecem mais, nem a si mesmas e nem as com quem mantém um relacionamento. Nada é sério, tudo é superficial, mera formalidade.
Aparentam uma falsa felicidade para esconder suas frustrações e tristezas. Levam uma vida intensa de afazeres, projetos, amores e fé, mas quando chega a noite seu maior confidente, o travesseiro, sabe tudo o que sofre sua alma. A falta de atenção, amor familiar levam pessoas a molharem as fronhas de seus travesseiros, nos encontros religiosos fiéis, obreiros, líderes religiosos choram em suas orações, mas não por sentirem a presença do Espírito de Deus e sim por se depararem com sua realidade, pregam o que não vivem.
Mas o que tem levado pessoas a viverem sustentando a todo custo sua aparências? Por que é tão difícil assumir suas frustrações, amarguras, tristezas, anseios, sonhos e projetos não concretizados? Porque não procuram através da auto aceitação viver da maneira como se deseja, ao lado das pessoas que amam?
O grande problema é um só, o modismo de viver por de traz de uma mascara passou a ser normal e aceitável em nossa sociedade.
Porém isto não é privilégio e nem exclusividade nossa ou de nosso tempo. A Bíblia nos mostra uma Igreja que viva de aparências, uma Igreja que dizia ser o que não era, mas Jesus a repreende e a adverte sobre sua vida de aparência, e esta advertência deve ser tomada por nós hoje.
“Tendo iluminados os olhos do vosso entendimento, para que saibais qual seja a esperança da sua vocação, e quais as riquezas da glória da sua herança nos santos”; Efésios 1:18
Jesus não viveu de aparência, mas viveu a verdade e a plenitude do amor ágape, e é Ele quem nos alerta para vivermos na certeza de seu amor, de suas promessas e de seus ensinamentos. Jesus nunca pregou o individualismo, o egoísmo, o orgulho. Por isso o Apóstolo Paulo escreveu aos irmãos da igreja de Éfeso uma carta de dentro da prisão apontando o propósito eterno de Deus de estabelecer e completar o corpo da Igreja de Cristo que deve ser o verdadeiro Líder e Cabeça da sua Noiva “a Igreja”. Ele fala que Jesus iluminou os olhos dos irmãos de Éfeso abrindo-os ao entendimento para que eles pudessem ver e enxergar o caminho posto diante deles para que caminhassem na esperança da vocação à que foram chamados e para que pudessem compreender o que os esperava ao fim da  caminhada da fé, as riquezas da glória na sua herança nos santos. Era nesta fé e crença que os irmãos deveriam caminhar e é nesta mesma esperança e fé que nós hoje devemos encarar nosso problemas, nossas crises, nossa frustrações. Mas como eu disse a Bíblia nos relata a história de uma Igreja de aparências, uma Igreja que havia perdido a confiança em Cristo e em suas promessas. Uma igreja que talvez se reunisse em vários cultos diários, que talvez tivesse uma programação intensa com programas de rádio e televisão, que demonstrava ter uma intimidade com Jesus. Uma igreja que talvez fosse tida como a mais bem sucedida na expansão do evangelho, uma igreja onde o poder operava, uma igreja rica e bem conceituada em sua região. Mas uma igreja que já não mais sentia a comunhão com o Espírito Santo, que já não tinha a intimidade demonstrada com Cristo. Uma vida de simples e pura aparência, um faz de conta.
“E ao anjo da igreja que está em Sardes escreve: Isto diz o que tem os sete espíritos de Deus, e as sete estrelas: Conheço as tuas obras, que tens nome de que vives, e estás morto. Sê vigilante, e confirma os restantes, que estavam para morrer; porque não achei as tuas obras perfeitas diante de Deus.
Lembra-te, pois, do que tens recebido e ouvido, e guarda-o, e arrepende-te. E, se não vigiares, virei sobre ti como um ladrão, e não saberás a que hora sobre ti virei. Mas também tens em Sardes algumas poucas pessoas que não contaminaram suas vestes, e comigo andarão de branco; porquanto são dignas disso. O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos.
Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas”.
Apocalipse 3:1-6
No ano 17Dc. A cidade de Sardes fora destruída por um forte terremoto e as marcas da destruição ainda eram sentidas. Ela ficou isenta do pagamento de impostos por cinco anos por ordem do imperador Tibério, para auxiliar na sua reconstrução. Já ao final do século Sardes era uma cidade próspera, rica, luxuosa, uma cidade que ostentava seu poderio econômico.
A igreja em Sarces era uma igreja peculiar, não era atacada por Judeus, por heresias ou por profetas mal intencionados. Era uma igreja que não chamava a atenção ela era ignorada. Uma igreja invisível era como se ela não existisse, mas nem por isso era uma igreja sem problemas. Jesus a conhecia bem e sabia seus problemas e se apresenta a ele como o que tem os sete espíritos de Deus, e as sete estrelas: Conheço as tuas obras, que tens nome de que vives, e estás morto. Sê vigilante, e confirma os restantes, que estavam para morrer; porque não achei as tuas obras perfeitas diante de Deus.”.
Isto demonstra a plenitude e a presença de Cristo na sua Igreja. Sardes tinha a aparência de estar viva “tens o nome de que vives” e vivia desta aparência quando na realidade estava morta em sua fé. Foi pesada e achada em falta diante de Deus. Vivia uma vida de mentira usando a mascara de suas aparências, uma aparência de vida para encobrir a morte espiritual pela qual passava. Jesus já havia tecido um comentário forte a este respeito quando afrontou os judeus de sua época.
 “Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda a imundícia. Assim também vós exteriormente pareceis justos aos homens, mas interiormente estais cheios de hipocrisia e de iniquidade”. Mateus 23:27-28.
Existem pessoas que vêm beleza na morte, mas a morte não é bela. A morte causa dor, sofrimento, depressão, sentimento de perda, frustração, impotência diante das circunstância, mas um dos sentimentos mais devastadores que ela causa e a perda da fé. Quantos diante da morte de um ente querido culpam a Deus pelo ocorrido e se distanciam dele, abandonam a fé. Isso pode não ser notado pois Há pessoas que passam a viver de aparências, guardando dentro de si um sentimento de rancor e ódio por Deus, mas para não serem acusados ou marginalizados pelos religiosos acabam por, externamente, demonstrarem que ainda possuem um sentimento e fé e esperança. Esse era o caso dos irmãos da igreja de Sardes. Por fora eram todo Jesus, como costumamos dizer, mas por dentro cheiravam mal, por mias belo que seja um cemitério lá só se encontra a morte, por mias belo que seja um túmulo dentro só tem carne poder e fétida. O cristão quando passa a viver de aparência só traz dentro de si a morte, carne podre e mal cheirosa, suas mensagens já não são mais dirigidas pelo Espírito de Deus, já não contém a unção divina, seus conselhos são vazios, pois fala do que não vive. Tem o nome do que está vivo, mas está morto.
Que triste fim aguarda esta vida, aparências não levam ao céu, mas encaminham para a segundo morte. A igreja de Sardes estava morta e não sabia, pareciam zumbis andando pelas ruas da cidade, ostentava o nome de cristão, somente isso, pois a vida de verdadeiros cristãos não habitava mais em seu interior.
Quantas igrejas em nossos dias não levam a mesma vida, quantos irmãos, sem saber, não estão vagando sem rumo pela vida cristã. A primeira vez que se usou a palavra “cristão” para designar os seguidores de Cristo foi na Antioquia (cf. At. 11.26). A palavra grega referente é “cristiani”, sendo que o sufixo “ani” é relativo a “partidário de alguém” no caso de “Cristãos” “partidários de cristo”.
Para quem interage com política sabe que partidário e diferente de simpatizante, partidário é atuante, defende seu candidato, suas ideias, seus projetos, é fiel aos seus ideais enquanto o simpatizante assiste de longe, gosta, mas não se envolve, até vota neste candidato, veste uma camiseta como o seu nome, mas no fundo ele diz: se tivesse outra opção não apoiaria este.
Era mias ou menos isso o que estava ocorrendo com os irmãos de Sardes, era conveniente para eles se apresentarem com cristãos, talvez pelo modismo ou talvez isso lhes conferisse algum status diante a sociedade religiosa, mas seus testemunhos depunham contra eles: Conheço as tuas obras” Jesus não estava apenas os alertando os estava acusando de não serem discípulos fiéis, de terem abandonado o primeiro amor, e terem se amoldado ao sistema, de quererem tirar proveito da situação tão somente por serem igreja e levarem o nome cristão.
Em nossos dias não tem sido diferente, muitos dos que estão ai somente ostentam o titulo de cristãos, mas não o são. Vivem uma vida de duplicidade, somente são cristãos dentro das igrejas e perante outros cristãos, quando estão na roda dos escarnecedores seu testemunho e totalmente contraditório com o viver do cristão. Não dão testemunho de Jesus, mas deus riquezas, de sua prosperidade, confiam no dinheiro, são meros seguidores de sinais, não querem um compromisso mais intenso com a obra, não buscam intimidade com Jesus. O que interessa para eles é o que possuem hoje, é o ouro que põem acumular aqui na terra, se esquecem que Jesus aconselha que compremos Dele o ouro provado: “Aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças; Apocalipse 3:18.
A cidade de Sardes era uma cidade rica, consequentemente a igreja também não passava por privações financeiras e esse era um ponto de orgulho para os irmãos daquela igreja. Assim com hoje muitos se orgulham de pertencerem a uma comunidade religiosa autossuficiente financeiramente. Não se importam se são explorados ou não, o status quo é o que importa.
Mas o justo juiz esta de olho, esta contemplando todas as obras e faz uma advertência: Lembra-te, pois, do que tens recebido e ouvido, e guarda-o, e arrepende-te. E, se não vigiares, virei sobre ti como um ladrão, e não saberás a que hora sobre ti virei”.
O evangelho havia sido pregado, ensinado e confiado aos irmãos, mas em seus corações já não ardia mais a chama deste evangelho. Jesus exorta-nos a guardar o que temos aprendido, o que recebemos com alegria em nossa conversão, seus ensinamentos devem ser guardados e aplicados em nossa vida diária, não somente nos momentos de culto, nas reuniões ministeriais, nas conversas com outros irmãos, mas temos que aplica-los em nosso lar, em nosso local de trabalho, em nosso momento de lazer somos as fieis testemunhas de Cristo. “e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra”. Atos 1:8
A igreja de Sardes havia abandonado esse compromisso, eu testemunho era próprio, de suas obras, de sua riquezas, mensagem vazia e sem vida brotavam de seus lábios e Jesus lhes diz que se não houver arrependimento Ele virá como ladrão, que ninguém se apercebe por não saber a hora em o ladrão vira. E qual é o papel do ladrão se não tirar os bens e a riqueza de alguém. Era essa a advertência de Jesus, se não houvesse arrependimento capaz de provocar ma mudança brusca no comportamento da igreja ser-lhe-ia tirado seus bens e riquezas, ela já não teria mais do que se orgulhar, sua vergonha e sua nudez seriam expostas em praça pública, a vida de faz de conta deixaria de existir.
Mas há um porém na história dessa igreja, havia os que perseveravam na fé, os que se mantiveram íntegros, que não sujaram sua vestes na podridão de uma vida dupla, que ainda guardavam dentro de si a vida de Cristo Jesus, E deles Jesus da testemunho: “Mas também tens em Sardes algumas poucas pessoas que não contaminaram suas vestes, e comigo andarão de branco; porquanto são dignas disso”.
Não esta tudo perdido alguns ainda estão alerta, estão atento, estão fazendo o papel do evangelista, não cessam e nem cansam de anunciar a Cristo e sua salvação. Estes não se deixam levar pelos prazeres oferecidos pelo mundo, não vivem uma vida dupla, são fieis e permanecem fiéis.
 “Porque o Senhor corrige o que ama,E açoita a qualquer que recebe por filho”. Hebreus 12:6. Não ignore a repreensão de Deus, Ele te ama e por isso quer o melhor para você e o melhor de Deus ainda esta por vir em sua vida.
A promessa para os que vencerem, para os que perseverarem também é anunciada por Jesus.  “O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos. Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas”.
E que é o vencedor? O vencedor é aquele que terá um nome que nunca se apagará, será vestido de branco, e Jesus irá confessá-lo diante de Deus Pai. O vencedor é quem anda com Jesus em seus caminhos, quem tem certeza da salvação, é aquele que perseverar na batalha, combatendo o bom combate, terminando a carreia e guardando a fé.
“Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda”. 2 Timóteo 4:7-8.
Se você tem vivido uma fida de faz de conta, de fingimentos, se ao invés de se revestir com a armadura de Deus você tem usado a mascara de Satanás, não tem vivido o que prega. Se sua vida parece um conto de fadas em que no final tudo dará certo e você se sentirá feliz. Cuidado você corre um sério risco de não sair vencedor e nem guardar a fé, mesmo porque essa você já perdeu.
Venha! Jesus te chama para descer até a casa do oleiro para que ele te refaça como um vaso de honra. Não se deixe levar por doutrinas de engano, por ensinos de falsas promessas. Você vale pelo que é e não pelo que você tem.
Jesus não está preocupado com seu sucesso, com seu carro, com sua conta bancária, com o padrão de vida que você leva. Essas são preocupações humanas.
Jesus te chama para comprar dele ouro refinado no fogo e o melhor não importa se você tem dinheiro ou não, você tem crédito com o seu Deus e Le lhe chama para uma compra que o mundo não pode lhe oferecer.
“Ó VÓS, todos os que tendes sede, vinde às águas, e os que não tendes dinheiro, vinde, comprai, e comei; sim, vinde, comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite”. Isaías 55:1
E você que não cedeu aos apelos do mundo, aos ensinamentos da falsa profetisa Jezabel, que não se rendeu as doutrinas de Balaão, mas se manteve integro e fiel. Você que traz em sua vida os sinais de um vencedor, para você e para os que se arrependerem está reservado à coroa da vida. Quem é que vence o mundo, senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus? 1 João 5:5
Deixem sua vida de aparência se estas morto viva a “VIDA DE CRISTO”  Ele te garante a vida eterna.
“Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá”; João 11:25

MINISTÉRIO DE EVANGELISMO E MISSÕES NOVAS DE PAZ
EV. ANDRÉ LUIZ COUTINHO

“Quão formosos são, sobre os montes, os pés do que anuncia as boas novas, que faz ouvir a paz, do que anuncia o bem, que faz ouvir a salvação, do que diz a Sião: O teu Deus reina”! Isaías 52:7

domingo, 1 de março de 2015

ERA POR CAUSA DO MOVIMENTO!


Como me sinto surpreso por ver que em nossos dias muitos ainda não se aperceberam dos erros em que estão incorrendo, em levar suas igrejas ao fracasso espiritual. Líderes de renome têm levado suas ovelhas à derrota, mesmo que esta não esteja tão aparente assim, ou atuais. Podem estar por acontecer e este é o problema, pois ninguém ainda a enxerga ou não quer enxergar o perigo que esta ocorrendo e não se apercebem.
Mas se olharmos atentamente, veremos que eles mesmos estão dando, aos de fora de suas igrejas, sinais que já estão abaixando a guarda. Em que estão louvando a Deus em suas ações. Paulo procura ensinar as igrejas a se comportarem de modo digno e fiel à presença do Senhor. Mas quanto mais os dias se passam, parece que as igrejas mais tem procurado uma nova maneira de adorar e louvar ao seu Senhor.
Já pararam para perguntar até que ponto Deus esta se agradando disto? Talvez ao final da leitura deste texto você possa chegar a conclusão de que eu esteja jogando conversa fora, que não passo de um crente quadrado e sem visão. Na realidade o que você irá pensar não me importa sabe por quê? Estou firme na rocha, não me deixo levar por movimentos, posso estar a beira, mas não estou olhando para o fundo do poço para ver o mover das águas, estou olhando para os montes, pois é de lá que me vem o socorro.
“O espírito do Senhor DEUS está sobre mim; porque o SENHOR me ungiu, para pregar boas novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos;[...]”Isaías 61:1.
Meu ministério é baseado na Palavra e é pela Palavra e na Palavra que Deus tem me agraciado. Não me amedronto com as caras feias, com as palavras de desanimo e descrédito. Não sou eu quem vive mais, mas Cristo vive em mim e Ele me chamou para anunciar a boas novas de paz. Não procuro como Paulo agradar a homens, mas a Deus e se agradasse a homens, ainda assim seria Cristo, a minha mensagem. E é desse Cristo que quero falar a vocês, deste que viveu e morreu para que eu e você tivéssemos direito a vida eterna, esse mesmo que não se rendeu aos movimentos da sua época. Foi tentado por Satanás e não se rendeu aos seus ofertórios, não cedeu as seduções de seus acusadores antes os repreendeu e os resistiu na cara. Não se furtou a oportunidade de chamar e dizer a Pedro que Satanás operava nele e o reprender, não se curvou diante das autoridades constituídas por homens e detentoras dos poderes do mundo. Antes ensinou que este mundo jaz no maligno e que tudo o quem provem do mundo e maligno. Paulo faz um discurso da imitação, ele não se furta em dizer que é um plagiador, que nada do que ele faz ou fala é dele, que ele imita descaradamente os exemplos de Jesus e que nós devemos agir da mesma forma, pois somente assim estaremos ensinando bons exemplos aos que nos seguem. Confira:
“Admoesto-vos, portanto, a que sejais meus imitadores. 1 Coríntios 4:16”;  “Sede meus imitadores, como também eu de Cristo. 1 Coríntios 11:1”;  Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados; Efésios 5:1
Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados; E andai em amor, como também Cristo vos amou, e se entregou a si mesmo por nós, em oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave. Mas a fornicação, e toda a impureza ou avareza, nem ainda se nomeie entre vós, como convém a santos; Nem torpezas, nem parvoíces, nem chocarrices, que não convêm; mas antes, ações de graças. Porque bem sabeis isto: que nenhum devasso, ou impuro, ou avarento, o qual é idólatra, tem herança no reino de Cristo e de Deus. Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por estas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência. Portanto, não sejais seus companheiros. Porque noutro tempo éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor; andai como filhos da luz “ Efésios 5:1-8.
Vejam que grifei três palavras que julgo serem de suma importância neste ensinamento, pois já que se usam tanto delas nas igrejas é necessário que o povo saiba o real sentido delas. Vejamos:
“torpeza” segundo o dicionário significa: Característica, estado, comportamento de torpe; que demonstra baixeza. Ação ou procedimento de ignóbil, vergonhoso, sórdido. Que demonstra indecências ou obscenidades. Qualidade do que é nojento ou repugnante. Trás como sinônimos as seguintes definições: Ausência ou falta de vergonha: o descaramento atrapalhava sua vida. Ação, comportamento ou discurso do sujeito descarado: ele sempre conversava comigo e falava descaramentos. Ação ou efeito de descomedir ou descomedir-se. Que demonstra desconsideração; ausência de respeito; falta de consideração; desrespeito. Que se expressa de maneira exagerada; que age exageradamente; falta de controle; imoderação ou imprudência. Ausência de honestidade; falta de sinceridade; particularidade da pessoa desonesta; má-fé. Ação, comportamento e dito que se opõem à moral ou ao pudor. Que age ou se comporta com má-fé; dito mentiroso.
“Parvoíces”: Característica, particularidade ou condição de quem é parvo; imbecilidade. Ação ou comportamento particular de parvo; parvoiçada; Tolice, estupidez, necedade. Debilidade mental que caracteriza o imbecil.
 Fala jocosa; gracejo, jocosidade. Gracejo arrogante, presunçoso; zombaria ou desrespeito.
Então vejamos, se me desvio de ser imitador de Paulo, de Jesus, de Deus e deixo de ser um bom exemplo para minha igreja então estou incorrendo em ser classificado como sendo uma pessoa “torpe”, “parvo” e que só diz “chorrices” e todos estes adjetivos devem ser aplicados a min.
Mas você já deve estar se perguntando aonde esse cara quer chegar, ao que ele esta se referindo. Bem, estou falando do “modalismo” que esta invadindo nossas igrejas. Estou indignado que nossos líderes religiosos estejam se rendendo as investidas de Satanás e seus espíritos malignos e deixando que eles ditem a “moda” em seus cultos. Não estou me referindo a usos e costumes não, estou falando da onda de movimento que emerge em nosso meio. Pastores, Bispos, Apóstolos, Reverendos, Missionários, Evangelistas em fim a Igreja esta imersa em uma apostasia e não se apercebeu disto. Quando a simples pregação do evangelho é incapaz de manter as pessoas em nossas igrejas, algo esta errado. Mas ao invés destes líderes orarem a Deus para saber onde estão errando, onde esta a brecha ou o que Deus quer que se faça. Não eles simplesmente ficam inventando moda é culto disso, culto daquilo, balada gospel, arraia gospel e tudo o que leve o nome de gospel entrou porta adentro de nossos templos de adoração a Deus. Mas você sabe mesmo o que significa a palavra “GOSPEL”?
Gospel pode ser entendido como um estilo de música dos cultos religiosos, que possui sua origem na comunidade negra norte americana, caracterizando-se por uma harmonia simples, pelo gênero folclórico e pela intensa influência do blues. Etimologicamente, Gospel é considerado uma supressão das palavras "God" e "Spell", ou seja, "Deus" e "palavra", em português. A partir da mistura das palavras, teria surgido o termo "gospel", que significa, ao pé da letra, "palavra de Deus". O termo surgiu nos Estados Unidos, com os cultos que eram realizados.
Mas não é porque eu acrescento a palavra “GOSPEL” ao que eu pretenda fazer que ele assume o caráter de ser a “Palavra de Deus”. Lembre-se de que Deus não divide a sua “GLÓRIA” com ninguém e nem com nada.
“E mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis. Por isso também Deus os entregou às concupiscências de seus corações, à imundícia, para desonrarem seus corpos entre si; Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém.” Romanos 1:23-25.
Não é isto o que Deus quer de nossa parte, ele deseja de nós um culto racional. E o que há de racional em trazer para dentro de nossas igrejas os movimentos do mundo somente para atrair pessoas que estão em busca de movimento. E não me venham com aquele chavão de que “Paulo se fez de tolo para ganhar os tolos”. Isto não é desculpa leia o texto e o contexto desta passagem e descubra realmente o que Paulo quer nos ensinar com isto. Se não daqui a algum tempo estaremos achando normal um jovem ir para o mundo das drogas com a desculpa de querer ganhar um viciado, ou para a prostituição para resgatar os que lá estão, um marido ou uma esposa indo para o adultério para salvar os adúlteros.
Desculpem-me, mas este não é o evangelho que encontro, este não é o verdadeiro significado de “GOSPEL”. Gospel é a Palavra de Deus pura e genuína, pregada sem rodeios e sem adulterações. Eu não devo me amolar ao mundo e seus costumes, é o mundo que deve ser modificado pelos meus costumes, que imitam o de Deus. O mundo não tem nada de bom a me oferecer, mas eu tenho a “vida eterna” à disposição dele. Eu não tenho que amoldar a minha igreja aos movimentos mundanos, mas tenho que levar o mover do Espírito ao mundo, não sou eu que tenho que ver o mundo de maneira “GOSPEL”, mas é o mundo que tem que encontrar em mim a verdadeira “PALAVRA DE DEUS”.
“Maravilho-me de que tão depressa passásseis daquele que vos chamou à graça de Cristo para outro evangelho; O qual não é outro, mas há alguns que vos inquietam e querem transtornar o evangelho de Cristo. Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema. Assim, como já vo-lo dissemos, agora de novo também vo-lo digo. Se alguém vos anunciar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema. Porque, persuado eu agora a homens ou a Deus? ou procuro agradar a homens? Se estivesse ainda agradando aos homens, não seria servo de Cristo.”Gálatas 1:6-10.
Da mesma forma como Paulo se admirou dos irmãos da igreja de Gálatas que depressa se desviaram da verdade do evangelho anunciado a eles, eu me admiro que nossas igrejas, foram mais rápidas ainda em se afastar da mesma verdade. Isto mesmo, não me enganei não, levando-se em conta de que em suas viagens missionárias o Apostolo Paulo não contava com a força dos escritos evangélicos e que ele somente dispunha da oralidade dos acontecimentos e desta forma os transmitia a todos. Nós por possuirmos hoje em dia a Bíblia, nos desviamos muito mais rápidos, pois temos os exemplos dos que se desviaram os alertas para não incorrermos em tais e tais coisas. Irmãos a quem estamos querendo agradar, quando pensamos em agradar a homens estamos nos enganando, estamos errando, estamos levando estes e a nós mesmos para a condenação, mas se procuramos agradar a Deus e fazer sua obra não temos com o que nos preocupar. È mais louvável pregar o evangelho puro e genuíno e chegarmos até a presença de Deus somente com a nossa alma e dizer a Ele que ninguém deu crédito as nossas pregações, do que chegar diante do Justo Juiz com um batalhão ao nosso lado e sermos condenados por não termos feito segundo a sua “GOSPEL” ou “PALAVRA DE DEUS”.
Uma frase que eu gostaria de destacar em Efésios 5 é: “[...] mas antes, ações de graças.”  Que traduzindo quer dizer: Mas antes em agradecimentos a Deus. É desta forma que devemos nos portar diante de Deus em nossos cultos.
Imaginem que em plena comemoração do carnaval pelos adeptos desta festa, e não me assusto se algum irmão me disser que o é, mas em pleno carnaval passando de  frente a uma igreja que deveria ser local de “Ações de Graças”, que deveria ter seus membros ali reunidos para agradecer a Deus por que seus filhos e filhas, seus esposos e esposas estarem livres desta verdadeira festa em louvor a carne. Não estava agindo desta forma, antes colocou uma enorme faixa bem na avenida anunciando “Grandioso Culto das Cores”. Me poupem, mas a onde esta festa é apontada na Bíblia, assim como as baladas gospel, as festas juninas ou julinas que trazem por nome arraia gospel, e a mais nova ai a festa do “NEON”.
Não acredito que somente eu esteja indignado, que somente eu esteja observando e vendo tamanhas heresias adentrarem em nossos cultos.
Como eu já disse o Senhor Jesus se furtou a estes prazeres e até o repreendeu.
Depois disto havia uma festa entre os judeus, e Jesus subiu a Jerusalém. Ora, em Jerusalém há, próximo à porta das ovelhas, um tanque, chamado em hebreu Betesda, o qual tem cinco alpendres. Nestes jazia grande multidão de enfermos, cegos, mancos e ressicados, esperando o movimento da água. Porquanto um anjo descia em certo tempo ao tanque, e agitava a água; e o primeiro que ali descia, depois do movimento da água, sarava de qualquer enfermidade que tivesse. E estava ali um homem que, havia trinta e oito anos, se achava enfermo.
E Jesus, vendo este deitado, e sabendo que estava neste estado havia muito tempo, disse-lhe: Queres ficar são? O enfermo respondeu-lhe: Senhor, não tenho homem algum que, quando a água é agitada, me ponha no tanque; mas, enquanto eu vou, desce outro antes de mim. Jesus disse-lhe: Levanta-te, toma o teu leito, e anda. Logo aquele homem ficou são; e tomou o seu leito, e andava. E aquele dia era sábado.” João 5:1-9.
Vejam o que o movimento causa em nosso meio, a palavra diz que este homem sofria a trinta e oito anos de uma enfermidade, e que ali junto ao tanque havia todo o tipo de doentes esperando o mover das águas para serem curados, não quero entrar o mérito se eram ou não curados, mas o certo é que de todos ali presentes somente que entrasse primeiro nas águas movidas pelo anjo sairia curado. Quantas vidas estes movimentos dentro destas igrejas tem salvado? Será que não são movimentos apenas para os jovens já convertidos, mas que não são tão convertidos assim, pois se fossem não sentiriam falta do que o mundo lhes oferece e se sentiriam felizes com a “GOSPEL” pregada e ensinada a eles. Aqueles doentes estavam tão inebriados pelo mover das águas que nem se aperceberam de que Jesus a solução definitiva para as suas enfermidades estava bem ali. Um alguém maior que o anjo que viria mover as águas, uma alguém muito superior que o “MOVIMENTO” das águas e que poderia curar a todos e não somente ao primeiro que a ele chegasse. A fé destes doentes era tão cega que Jesus tem que contrariar os outros milagres, por ele realizado. Sim esta cura foi uma contraditória as outras curas, pois nesta Jesus para chamar a atenção para si do doente lhe pergunta: “queres ser curado? E não “o que queres que te faça?”.
Sabe o que eu aprendo com isso, é que enquanto meu olhar estiver fito no movimento Jesus não tem a minha atenção. Se é necessário que haja um movimento para despertar a minha fé, então eu não alcanço a cura, a libertação. Eu não alcanço a vitória. Minha atenção tem que estar na verdadeira “GOSPEL” que não se baseia em movimentos, em festas, em cultos avivados, em mover do Espírito. O meu “GOSPEL” é a pregação da verdadeira palavra de Deus.
Desperta Igreja do Senhor, acorda enquanto é tempo.
“Conjuro-te, pois, diante de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, que há de julgar os vivos e os mortos, na sua vinda e no seu reino, Que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina. Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências; E desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas. Mas tu, sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério.” 2 Timóteo 4:1-5
Oro a Deus que nossos líderes sejam despertos para essa obra, que abandonem o modismo dos movimentos e que empenhem em pregar unicamente o verdadeiro “GOSPEL”, simples, mas eficaz. Tão eficaz que em Atos nós lemos que as vidas que haviam de serem salvas eram acrescentadas todos os dias à Igreja primitiva. Que logo na primeira pregação do verdadeiro “GOSPEL” três mil almas renderam-se ao Senhor. Que depois de uma pregação do “GOSPEL” cinco mil almas se converteram. Confiram Atos capítulo 2 e 4.
Não houve movimento humano, mas sim um mover espiritual que compungiu aquelas pessoas a abandonarem seus movimentos e se entregarem a Jesus reconhecendo seus pecados. Jesus se deteve a beira do tanque de Betesda para curar um homem, mas poderiam ter sido todos se eles tivessem desviado seus olhares do mover das águas e vejam que Jesus se encaminhava para uma festa, porém era uma festa judaica, uma festa religiosa. Eu não vejo igrejas anunciando este tipo de festa e olha que existem muitas.
Talvez você comente que estas são festas judaicas e que nós somos cristãos. Mas porque então inventar festas de todos os tipos baseadas nas festas mundanas e muitas semelhantes, se não posso comemorar uma festa religiosa de um povo escolhido por Deus.  Se todas estas festas que dizem respeito aos feitos deste Deus que nada mais é que o Deus que nos deu seu único Filho para morrer em nosso lugar, para que ao crermos nele obtivéssemos o direito que era exclusivo deste povo.
Vocês não acham que esta havendo alguma incoerência neste julgar?
Pense nisso!

MINISTÉRIO DE EVANGELISMO E MISSÕES NOVA DE PAZ.
EV. ANDRÉ LUIZ COUTINHO

Quão formosos são, sobre os montes, os pés do que anuncia as boas novas, que faz ouvir a paz, do que anuncia o bem, que faz ouvir a salvação, do que diz a Sião: O teu Deus reina! 
Isaías 52:7


QUANDO MUDAR UM PARADIGMA PODE SER A DIFERENÇA ENTRE A VIDA E A MORTE!

2CO. 6:14: NÃO VOS PONHAIS EM JUGO DESIGUAL COM INCRÉDULOS; PORQUANTO QUE SOCIEDADE PODE HAVER ENTRE A JUSTIÇA E A INIQUIDADE? OU QUE COMUNH...